Festas Tradicionais
Há mais de 200 anos, do dia 14 ao dia 17 de agosto, é celebrada a festa mais tradicional da Cidade. A Festa de Nossa Senhora do Rosário e São Gonçalo.
Na composição desta festa, está inclusa a MARUJADA, que teve início, assim como o município, na comunidade do Bonfim.
Hoje, além da Marujada do Bonfim, que permanece viva na comunidade, cerca de 100 marujos desfilam pelas ruas, cantando em louvor a Nossa Senhora do Rosário e São Gonçalo.
Segundo colaboradores, existem histórias da origem da marujada, que vem passando por gerações. Conta-se que numa travessia marítima, que traziam negros para o Brasil, durante uma tempestade, o barco ficou preso e nada que fizessem os livravam. Então, os negros fizeram uma promessa a Nossa Senhora do Rosário: Se o barco atingisse terra firme, eles dançariam e coroariam uma família de negros em homenagem à Santa. Milagrosamente, o barco se livrou das pedras e chegou em terra firme. E assim o fez, desembarcaram e cumpriram a promessa.
Dentro da festa, existem vários personagens, os que compõem a marujada, os que compõem o reinado, dentre outros.
Marujada: Patrão, contra-mestre, piloto, embaixador, guarda de reinado, caxeiro, Guia, Contra-guia.
Reinado: Rei, Rainha, Prior, Priora, Príncipe, Princesa, Conde, Condensa. Existem ainda, outros membros que auxiliam na realização da festa: A juíza, os Homens, as Damas, os casais de crianças, o padre, os mordomos, o procurador, o leiloeiro, entre outros.
História de fé e tradição, que permanece viva e contagiando todos que tem a oportunidade de conhecer.
FESTA DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO E SÃO GONÇALO
Tradicional festa em tributo a São Gonçalo e a nossa Senhora do Rosário, padroeiro e co-padroeira do município, com a presença da marujada, que desfila entre os dias 14, 15, 16 e 17 de agosto há mais de 200 anos, entoando cantos de adoração e louvor, além de cantos de alegria em festejar e dor aos que já partiram. A festa ocorre sempre na mesma data, 14 a 17 de agosto, por aqui é conhecida como festa de agosto, onde no dia 13 para 14 tem a alvorada, onde as caixas percorrem as ruas, visitando a casa do rei e da rainha, onde são servidos caldos e bebidas a todos presentes, no dia 14 de agosto há o mastro em honra e louvor a Nossa Senhora do Rosário e no dia 16 em honra e louvor a São Gonçalo, no dia 15 o almoço é por conta do rei, onde todas as pessoas se alimentam, já no dia 16 é por conta da rainha, no dia 17 os demais festeiros oferecem farofas e o rei e a rainha os doces.
A MARUJADA
A marujada é uma festa tradicional da cidade de São Gonçalo do Rio Preto que acontece durante a festa de Nossa Senhora do Rosário e São Gonçalo (festa de agosto), estima-se que seja realizada há mais de 200 anos.
Festa de tradição portuguesa, ao chegar a África “sofre” algumas modificações antes de ser trazidas para o Brasil pelos escravos.
A marujada é uma manifestação popular em agradecimento a Nossa Senhora do Rosário.
De acordo com o mito de origem, a Marujada começou em uma travessia marítima em uma frágil embarcação que trazia escravo negro para o Brasil. Durante uma tempestade, o barco ficou preso em recifes e os marujos que saíam para tentar livra-lo daquela situação não retornavam jamais. Então os negros fizeram uma promessa a Nossa Senhora do Rosário: se o barco atingisse a terra firme, eles dançariam e coroariam uma família em homenagem à santa. Imediatamente apareceu uma luz vinda do céu que iluminou a embarcação e milagrosamente o barco se livrou das pedras e seguiu o seu rumo. Assim, quando os negros desembarcaram em terra firme eles cumpriram a promessa.
A marujada possui um tambor do ano de 1900 que veio de paris, não se tem informações. A marujada chama a atenção pelo colorido vivo das indumentárias, pelas fitas que caem esvoaçantes, pelos espelhos que brilham e rebrilham no sol morno de agosto.
Fonte:
Portal Minas Gerais
Site Derivada, Gabriel Guedes
O CARNAVAL
O carnaval de São Gonçalo do Rio Preto é realizado em ambientes familiares, onde os foliões aproveitam ao máximo a folia e as belezas naturais que a cidade tem a oferecer.
Durante o dia a folia é garantida na praia do Lapeiro, balneário que fica a cerca de 900m do centro da cidade, propício ao banho. Os foliões podem se divertir com grupos de danças, bandas de axé, pagode e samba, dentre outros.
Logo após os shows, sai da Praia do Lapeiro o tradicional Trio Salva-vidas, que conduz os foliões pelas ruas da cidade até a praça XV de Agosto, onde há shows toda a noite.
» Carnaval de praia doce, realizado em sua parte no balneário da Praia do Lapeiro, localizado a cerca de 900m do centro da cidade.
FESTIVAL DE TIRA-GOSTO
Acontece sempre no fim do mês de julho, o Festival de Tira-Gosto de São Gonçalo do Rio Preto já se tornou uma tradição na cidade. O evento tem como objetivo destacar pratos que representem a culinária da região, com uma variedade de tira-gostos oferecidos a preços fixos pelos moradores locais.
O propósito é valorizar a gastronomia local e suas especialidades.
Além da vasta variedade culinária, o festival também apresenta performaces de artistas locais e regionais, que acrescentam um toque especial ao evento.
FESTA DE SÃO JOÃO BATISTA E NOSSO SENHOR DO BONFIM
As festividades em honra a São João Batista e ao Senhor do Bonfim, acontecem sempre no fim do mês de junho na comunidade do Bonfim. São dias repletos de celebrações, música e tradições culturais.
A história da Marujada da comunidade do Bonfim. Esse grupo é conhecido por ser folclórico e religioso, e durante o mês de junho eles entoam cânticos em honra a São João Batista e Nosso Senhor do Bonfim. A festa é uma tradição anual muito querida pela comunidade, que a celebra com fervor e devoção. Durante as festividades, a Marujada enfeita a comunidade com suas coloridas fitas, adicionando um toque especial de beleza e tradição ao ambiente.